sábado, 26 de abril de 2008

Empreendedorismo digital ganha força no País

Portal Empreendedor - Editora Empreendedor
Sexta-Feira, 28 de Março de 2008 10:41Internet

http://empreendedor.uol.com.br/_novo/_br/?secao=Noticias&categoria=167&codigo=7075

Da Redação

Empresas do Brasil, um dos países mais empreendedores do mundo, ampliam a interação no meio virtual e conquistam grandes mercados por meio da Internet

Apesar da má qualidade de vida de grande parte da população, dos altos índices de desemprego e outros problemas sociais, o Brasil, segundo a maior escola de empreendedorismo do mundo, a Babson College, é um dos países mais empreendedores do planeta. Somado ao fato de que o povo brasileiro é o que mais navega na internet e também é o que melhor se adapta a inovações no mundo, surge no País um novo conceito de empreender que promete mudar o rumo de grande parte das empresas brasileiras, o empreendedorismo digital.



Como uma das principais dificuldades para o desabrochar do empreendedorismo digital, os baixos índices de capilaridade da internet no Brasil vêm sendo gradualmente combatidos por esforços da iniciativa privada e por campanhas de inclusão digital do governo federal. Somente em 2007, foram vendidos 23% mais computadores do que em 2006, o que representa cerca de 10 milhões de máquinas, sendo que 64% delas foram vendidas para pessoas que estão comprando o seu primeiro computador. O reflexo disso na sociedade é a formação de um enorme bolsão de usuários que vão começar a usar a internet diariamente, seja ela discada ou não, e que, em pouco tempo, estarão comprando on-line.


Resumo e Análise Crítica

A reportagem acima relata que embora o Brasil tenha muitos problemas sociais que ainda precisam ser resolvidos ele é considerado pela maior escola de empreendedorismo do mundo, a Babson College, um dos países mais empreendedores do planeta.

Desta forma surgiu no País um novo conceito de empreender, o empreendedorismo digital que permite que as empresas utilizem o marketing digital que é financeiramente mais viável e garantem melhores resultados, pois consegue dar uma resposta mais rápida ao consumidor.

Como exemplo, cita empresas tradicionais como Americanas.com, a Fnac, a B2W e o Magazine Luiza que viram nesse grande potencial da Internet uma forma de aumentar seu faturamento. E apresenta a principal dificuldade no desenvolvimento do empreendedorismo digital que é a falta de acesso a Internet pela grande maioria da população, o que já esta sendo gradualmente combatido por esforços da iniciativa privada e por campanhas de inclusão digital do governo federal.

A reportagem narra de forma imparcial como as empresas estão fazendo para acompanhar as inovações que estão ocorrendo no mundo globalizado, conseguindo através da Internet colocar seus produtos frente à concorrência, de maneira mais eficaz e mais próxima ao consumidor.

A tomada de decisão dessas empresas em buscar novas formas de marketing para apresentar seus produtos é de grande importância para Administração. Mostra a necessidade de se acompanhar as mudanças do mercado, procurando outras saídas para vencer a concorrência, diminuindo os custos e atingindo o maior numero de consumidores.
No mundo on-line, existe uma infinidade de novas oportunidades ainda não exploradas e isso que algumas empresas já descobriram.




Um comentário:

UFJF-SEMINÁRIO TEMÁTICO disse...

A reportagem éinteressante e mostra uma grande distorção que se tem no Brasil pois apesar da má qualidade de vida o Brasil foi considerado a maior escola de empreendorismo do planeta , isto de fato acontece pelo fato do povo brasileiro se adaptar a mudanças com certa facilidade e oautor ressalta o Brasil entrando com força total na area tecnologica e digital, a analise está correta e o resumo também , apenas não havia necessidade de colocar a materia pois só foi pedido o resumo da materia e a analise critica
SILVIA SOUBRE TURMA 09 ALUNA DE ADMIN DA UFJF