sábado, 29 de março de 2008

Eles estão abrindo caminho

Revista EXAME Edição 914, ANO 42 nº 5 - 20/03/2008


Texto: Ana Luiza Herzog

Em sua matéria, a autora apresenta um grupo de empreendedores brasileiros que aproveitando o desafio do segmento de negócios verdes (Ecobusiness), desenvolveram estratégias para montar empresas em que o eixo central de atuação é a utilização racional de recursos do meio ambiente como variável fundamental para o seu sucesso.


Para ilustrá-la a autora apresenta diversas empresas:
· TerpenOil , fabricante de produtos de limpeza orgânicos e biodegradáveis,
· SuperBac, especializada em biotecnologia para tratamento de resíduos,
· Nemus, especializada no plantio de florestas de teca e eucalipto,
· Florestas, fabricante de cosméticos orgânicos feitos à base de espécies brasileiras,
· Wisewood, fabricante de “madeira plástica”,
· CBPAK, fabricante de embalagens biodegradáveis feitas à base de amido de mandioca.

A autora, de forma imparcial, se utiliza de resumos informativos, cujo objetivo é mostrar a atuação e gestão de empresários empreendedores, motivados em implementar ações destinadas a tornar e manter o meio ambiente favorável durante a produção de bens e serviços.Sendo assim ela mostra que, dentro desse novo e crescente segmento de mercado, os cuidados com o meio ambiente deixaram de ser uma fonte onerosa de despesas para se tornar uma fonte promissora de lucros.
Por outro lado, imbuídos da nova necessidade de preservação do meio ambiente, e frente à mudança cultural do consumidor, os empresários contextualizados implementam novas formas de conscientização aperfeiçoando suas técnicas de gestão, atentos as novas exigências sócio- ambientais.

Nenhum comentário: